quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Da série: Judeu diz cada uma! - Olhando para a cruz

Em casa cantamos com freqüência a melodia com as palavras de Rabino Nachman de Breslav: “O mundo inteiro é apenas uma ponte estreita, mas o importante é não ter medo.”

Isso é mais fácil de falar que de fazer. Uma vez caminhei sobre uma ponte de cordas por cima de um abismo muito profundo, e quando olhei para baixo, não pude superar um medo intenso. Havia apenas uma solução, segurar no corrimão e olhar para cima, em vez de comtemplar o buraco lá embaixo.
Racionalmente, eu sabia que a ponte era segura. Milhares de pessoas a tinham atravessado, e algumas na verdade apreciaram a experiência. Porém meu intelecto não controla minhas emoções. Se eu olhasse para baixo, meus pés congelavam e meu coração disparava, e a risada daqueles corajosos à minha frente e atrás de mim não diminuía minha ansiedade.
Esta pode ser uma maneira de aplicar o ensinamento de Rabi Nachman. O mundo às vezes pode ser assustador. Podem acontecer coisas que nos causam ansiedade, e se continuarmos a olhar para algo preocupante, a ansiedade aumenta cada vez mais. Mesmo quando as pessoas ao nosso redor parecem estar navegando em águas turbulentas, isso não nos serve de consolo. A solução: levante os olhos para o céu. Olhe para D’us em busca de ajuda. Não olhe para a provação, mas reforce sua fé e confiança em D’us.
Quando olhei para o abismo aos meus pés, tremi de medo. Mas quando olhei na direção do céu, minha ansiedade diminuiu bastate. Há três temas recorrentes na prece: 1) Agradecemos a D’us; 2) expressamos nosso amor por Ele; e 3) expressamos nosso arrependimento pelos erros que cometemos, e pedimos perdão.
 
Hebreus 12: 1-2
 
Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta, olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus.

Nenhum comentário: