quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Da série: Judeu diz cada uma! - O cisco e a trave

Os rabinos chassídicos declaram: “Se são defeitos que você está procurando, tente encontrar os seus. Se deseja louvar alguém, dirija seus louvores a D’us.”
Em outras palavras, não se concentre na personalidade dos outros, especialmente para encontrar seus defeitos.
O motivo pelo qual eles desencorajam elogios a outra pessoa é porque o Talmud declara que quando você diz algo louvável sobre uma pessoa, sempre existe alguém que retruca: “Sim, mas você sabia que ele…” e então diz algo pejorativo.
No entanto, isso diz respeito a comentários sobre outros, quando seria melhor não falar, para não dar chance ao surgimento de qualquer comentário negativo. Porém quanto a nós próprios, devemos valorizar as virtudes do próximo e ignorar quaisquer aspectos negativos que outros possam ter.
Há uma linda prece composta por Rabi Elimelech de Lizensk, que deve ser recitada antes do serviço matinal: “Que possamos ver as virtudes dos outros e não as suas falhas.” Esta é uma esplêndida preparação para a prece matinal, quando podemos então invocar o princípio de que D’us Se relaciona conosco da maneira com que nos relacionamos com o próximo. Em outras palavras, D’us então Se concentrará em nossas virtudes e não prestará atenção aos nossos pecados.
Portanto, quando se tratar dos outros, vamos destacar os pontos positivos e anular os negativos.


__________________Mateus 7:3__________________
Por que vês tu o argueiro no olho de teu irmão, porém não reparas na trave que está no teu próprio?

Nenhum comentário: