segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Oratória da formatura dos líderes em setembro de 2009

Faço abaixo a reprodução do discurso do orador da formatura dos líderes de 19 de setembro de 2009, irmão Pedro Santos:


Apóstolo Silvio e Apóstola Maria, membros da mesa e autoridades aqui presentes, pastores, líderes, irmãos e familiares, senhoras e senhores, participantes ou simpatizantes de nossa fé.


SHALOM LARHEMA, paz e prosperidade.


É com grande alegria que aceitei o convite para ser o orador desta abençoada turma de formandos que farão a diferença em suas cidades, neste estado, no Brasil e nas nações.


Estar neste pupito onde ministram grande servos de Deus como Pr Mauro, Pr Lari, Pr Adão, Pr Cris Batston, Pr Chris Duran, Pr Akiva, Pr Feliciano, Pr Benny e seu ministério e, é claro, os apóstolos, é um grande prazer e uma grande responsabilidade.


Refletindo sobre isso questionei ao Espírito - “o que falar neste lugar tão consagrado? O que dizer para uma nova geração de líderes do Avivamento? Por onde começar?”


O Espírito Santo me respondeu: “BERISHIS. Não há outra forma de começar a não ser pelo Princípio, por Gênesis!”


Então eu respondi: UAU! IMPRESSIONANTE! A profundidade da revelação está nas coisas simples.


Com temor e obediencia corri para a Bíblia e comecei a ler:


No princípio criou Deus os céus e a terra. E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas. Genesis 1:1-2


Apesar de estarmos falando da origem do mundo, da criação, estes versículos me levaram a um passado não muito distante e não muito longe daqui. A aproximadamente 16 anos atrás, Mathias Velho, Canoas – RS, o BERISHIS do Avivamento no estado. As palavras “sem forma, vazia, trevas, abismo” dão um sentido de opressão, Lá no ex-bairro mais violento do estado existia um povo com o coração vazio e gigantes sem forma, ou deforme, oprimiam aquele povo. E o Espírito Santo sondava os corações a procura de alguém para levantar e fazer a diferença naquele lugar.


E disse Deus: Haja luz; e houve luz. E viu Deus que era boa a luz; e fez Deus separação entre a luz e as trevas. E Deus chamou à luz Dia; e às trevas chamou Noite. E foi a tarde e a manhã, o dia primeiro. Genesis 1:3-5


E Deus infinito em sabedoria criou... no melhor estilo Juizianos (ou de Juizes) fez a separação entre Luz e Trevas. Levantou um casal de jovens separados para gritar e fazer a diferença. Luz dá idéia de calor, de fogo... se nos referirmos somente a separação deles do mundo não daria a idéia real de como foi esta ruptura (talvez se eu falasse a noite toda não conseguiria também), deixar o fogo das trevas para o fogo do espírito não é obra de quem vive no ócio. Para se forjar um carater avivalista tem que ser com muito suor, lágrimas, joelho no chão e sonhos. Tem que ter fé e acreditar no chamado. Tem que olhar para o oprimido e ter compaixão e crer que Deus é poderoso para mudar o quadro daquelas vidas.


E disse Deus: Haja um firmamento no meio das águas, e haja separação entre águas e águas. E fez Deus o firmamento, e fez separação entre as águas que estavam debaixo da expansão e as águas que estavam sobre a expansão; e assim foi. E chamou Deus à expansão Céus, e foi a tarde e a manhã, o dia segundo. Genesis 1:6-8


O vocábulo firmamento encontrado nos versículos 6 e 7 do hebraico RAQIA tem seu significado como expansão. E no grego STEREOMA dá sentido de uma estrutura firme, sólida. Somadas as traduções com a revelação da separação das águas tem-se a profecia: é como se Deus no firmamento do universo como se abrindo as cortinas do céu e as desenrolando como as tendas (Isaías 40:22) aponta-se o dedo para aquele lugar e com uma voz de trovão dissesse: “farei de vós uma base sólida para a minha palavra, expandirei teu ministério para as nações e serás um divisor de águas... nunca mais este estado será o mesmo depois de vós e vos serão os céus por limites” e assim foram enchidos pelo Espírito, a água que está sobre a expansão deste ministério.


E disse Deus: Ajuntem-se as águas debaixo dos céus num lugar; e apareça a porção seca; e assim foi. E chamou Deus à porção seca Terra; e ao ajuntamento das águas chamou Mares; e viu Deus que era bom. Genesis 1:9-10


Terra do Hebraico ADAMA significa terra fértil que nos leva a idéia de semear. Também podemos traduzir por ERETZ que é a terra em distinção do céu. Naquele momento semear era a palavra de ordem, “...o que semeia no espírito colherá a vida eterna” Galatas 6:8b. Jejum, oração, suplicas, louvores, adoração, consagração, santidade, entre outras virtudes foram os objetivos traçados por eles naquela terra e seguidos indesistivelmente (palavra de autoria apostólica). Expulsar demônios e curar enfermos estava instrospectado em seu cotidiano. Fruto de vossa semeadura.


E disse Deus: Produza a terra erva verde, erva que dê semente, árvore frutífera que dê fruto segundo a sua espécie, cuja semente está nela sobre a terra; e assim foi. E a terra produziu erva, erva dando semente conforme a sua espécie, e a árvore frutífera, cuja semente está nela conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom. E foi a tarde e a manhã, o dia terceiro. Gênesis 1:11-13


Prosperidade não era uma verdade na vida deles ainda, assim Deus ensinou mais uma lição em vossas vidas: PRODUZA! Não somente no espírito, mas a prosperidade é também um Dom de Deus. Não sejamos hipócritas, o pobre é odiado até pelo seu próximo, porém, os amigos dos ricos são muitos. (Proverbios 14:20). Assim, tementes e obedientes foram a luta. Entre consagrações e lutas, erros e acertos, decidiram, “vamos para outro país, existe um ministério internacional nos esperando...” e assim foram. Venderam tudo que tinham e foram para outro país e lá começaram a produzir... e seu primeiro fruto hoje corre pela igreja e seu nome é Israel.


E disse Deus: Haja luminares na expansão dos céus, para haver separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais e para tempos determinados e para dias e anos. E sejam para luminares na expansão dos céus, para iluminar a terra; e assim foi. E fez Deus os dois grandes luminares: o luminar maior para governar o dia, e o luminar menor para governar a noite; e fez as estrelas. E Deus os pôs na expansão dos céus para iluminar a terra, E para governar o dia e a noite, e para fazer separação entre a luz e as trevas; e viu Deus que era bom. E foi a tarde e a manhã, o dia quarto. Gênesis 1:14-18


A passagem do quarto dia fala da origem do Sol, da Lua e das Estrelas, do dia e da noite. E estes eles conheceram bem em sua missão. Conheceram o Sol da Justiça que trouxe cura para vossas asas (Malaquias 4:2), solidificaram a vossa fé através das madrugadas de oração com a lua e as estrelas por testemunha. Dias de louvor. Fim desta etapa, ta na hora de voltar para o Brasil, para a Mathias Velho para gritar e buscar o sonhos de Deus para vossas vidas. Nasce assim o Centro Cristão de Canoas, o embrião do Centro de Avivamento para as Nações.


E disse Deus: Produzam as águas abundantemente répteis de alma vivente; e voem as aves sobre a face do firmamento dos céus. E disse Deus: Produzam as águas abundantemente répteis de alma vivente; e voem as aves sobre a face da expansão dos céus. E Deus criou as grandes baleias, e todo o réptil de alma vivente que as águas abundantemente produziram conforme as suas espécies; e toda a ave de asas conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom. E Deus os abençoou, dizendo: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei as águas nos mares; e as aves se multipliquem na terra. E foi a tarde e a manhã, o dia quinto. E disse Deus: Produza a terra alma vivente conforme a sua espécie; gado, e répteis e feras da terra conforme a sua espécie; e assim foi. E fez Deus as feras da terra conforme a sua espécie, e o gado conforme a sua espécie, e todo o réptil da terra conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom. Gênesis 1:20-25


Multiplicação era a palavra de ordem. A diversidade nesta história se deu por todos os que passaram por aquelas portas. Almas de todas as origens passaram por aquele templo. A divisão destes animais que se referem os versículos anteriores está entre puros e impuros. E encontrava-se pessoas necessitando de ajuda, endemoniados, enfermos, impuros; mas também pessoas com o chamado de Deus, com o IDE de Jesus no peito e com o “eis-me aqui” engatilhado na boca. O crescimento era uma realidade. A seara cresceu é necessário formar ceifeiros, gaditas, cara de leão, pata de leoa, velocidade de gazela, olhos de águia. A Mathias Velho não seguraria mais os anjos daquela congregação. É necessário ir para uma terra onde emana leite e mel. Porto Alegre é a Canaã dos pampas.


E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. E criou Deus o homem à sua imagem: à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra. E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda a erva que dê semente, que está sobre a face de toda a terra; e toda a árvore, em que há fruto que dê semente, ser-vos-á para mantimento. E a todo o animal da terra, e a toda a ave dos céus, e a todo o réptil da terra, em que há alma vivente, toda a erva verde será para mantimento; e assim foi. E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom; e foi a tarde e a manhã, o dia sexto. Genesis 1:26-31


E assim Deus formou o homem e os apóstolos, os líderes. E vos deu duas missões: DOMINEM e PROSPEREM!!! Ensinamentos não faltam... Dominem e prosperem seu liderados, dominem e prosperem sua casa de oração, dominem e prosperem seus territórios, dominem e prosperem seus distritos, dominem e prosperem seus impulsos, dominem e prosperem seus desejos, dominem e prosperem seus sentimentos, dominem e prosperem suas vidas, dominem e prosperem, dominem e prosperem, dominem e prosperem... O lider é a imagem e semelhança de Deus, mas saíu com uma herença genética do ministério, os olhos e os ouvidos são dos apóstolos.


Amados colegas formandos do Centro de Avivamento para as Nações, podemos dizer que estamos no 6 dia. O dia da formação. Nestes últimos nove meses nós fomos confrontados não por homens, mas pelo próprio Deus, nosso carater foi moldado pelas Suas mãos para sermos e fazermos a diferença. Honrem este investimentos, sonhem com almas, honrem este ministério que Deus confiou a cada um de vocês, pois ele é fruto da vontade do coração de Deus. Mantenham-se imaculados e renovem suas mentes, pensem e profetizem coisas boas, pois assim experimentarão a boa, perfeita e agradável vontade de Deus para suas vidas (Romanos 12:2).


Para concluir esta oratória, gostaria de parafrasear o profeta Jó 19:25-26, que exclamou “Porque eu sei que meu redentor vive e que por fim se levantará sobre a terra do Rio Grande do Sul um avivamento, e mesmo depois de consumida a minha pele, na minha carne verei o Avivamento neste estado”


Acho que vocês não entenderam, é porque vocês não estão acostumado com voz, mas sim trovões, vou tentar ser mais claro... REPETIR


Parabéns Líderes do Avivamento! Deus vos abençoe.


Formandos







Momento em que atiraram os capelos para o alto, parecem pegar fogo!


Ana, Zeca, Laura, Omar e Sandra










Nenhum comentário: